quinta-feira, 25 de março de 2010

Representação ao Ministério Público de SP - Baby TV

Comunicado do Projeto Criança e Consumo (Instituto Alana), enviado por Tamara Gonçalves.

Prezados parceiros:

Escrevo para compartilhar com a Rede uma denúncia que fizemos recentemente.

No final do ano passado, o Projeto Criança e Consumo encaminhou notificação à empresa Fox, contestando a forma como vinha anunciando a programação "Baby TV".

Segundo o site e vinhetas, esta seria uma programação especialmente preparada para promover o desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos de idade. Após muito estudarmos o assunto, pudemos concluir que não existem estudos científicos confirmando que assistir à TV antes dos 3 anos de idade possa promover o aprendizado ou o desenvolvimento infantil. Muito ao contrário, há pesquisas que apontam para os malefícios desta exposição precoce à mídia.

Tendo este contexto em vista e o fato de a empresa não ter respondido à notificação encaminhada pelo Projeto Criança e Consumo, foi feita uma Representação perante o Ministério Público de São Paulo.

Para conhecerem o material encaminhado à empresa e ao Ministério Público ou mesmo para acompanharem os andamentos do caso, basta acessar: http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/AcaoJuridica.aspx?v=1&id=143


Tamara Gonçalves
Projeto Criança e Consumo - Instituto Alana
Tel: +55 11 3472-1608
tamara@alana.org.br

Um comentário:

  1. Estou perplexa... simplesmente!!
    Assisto com meu filho desde que ele era nenem ao baby TV. Ver os olhinhos dele brilhando, refletindo o colorido da programação era lindo! Depois de tanto eu repetir ao que aparecia na TV ele começou a repetir comigo... Tulli virou seu amiguinho, um amiguinho da TV, que nao tem boneco, tenis e nem copo, um amigo sem reflexos do capitalismo selvagem. Agora que me filho esta na escola, gravo o programa todos os dias para assistirmos de 8hs até 9hs da noite, é a hora em que ele se acalma para ir dormir. Quando o programa acaba ele já sabe que é hora de ir para o quarto dele e dormir. Esta era a nossa rotina até você resolver entrar na minha casa e me dizer o que é bom para mim e minha família. Estou perplexa... simplesmente!!

    ResponderExcluir