terça-feira, 16 de março de 2010

Rede Nacional Primeira Infância representada na Conferência Internacional de Cidades Inovadoras

São fenômenos globais os processos de urbanização que levaram a maioria das pessoas para o espaço urbano. Este processo é recente e nos obriga a pensar o espaço urbano, sua sustentabilidade ambiental e social e as possibilidades de interação entre as pessoas. Neste sentido, a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras, realizada em Curitiba entre os dias 9 e 13 de março de 2010, foi uma oportunidade para trocar experiências com representantes de cidades de várias partes do mundo e uma janela para o Brasil se inserir neste debate, mostrando suas propostas inovadoras. Paralela a este evento foi realizada a primeira Conferência Internacional de Redes Sociais, promovida pela Escola de Redes.

A proposta “inovadora” do evento não foi de criar uma definição universal de inovação, mas de analisar todas as possibilidades que uma cidade possui ao criar ambientes favoráveis à inovação, não necessariamente tecnológica, como as inovações nos modelos de negócios e gestão e nos sistemas de governança (envolvendo novos processos e métodos organizacionais), nos modos de regulação de conflitos (estabelecidos institucionalmente ou ensaiados na base da sociedade), na natureza e no caráter dos projetos, programas e ações públicas e privados e, enfim, no padrão de relação Estado-Sociedade.

O papel das crianças nas cidades, os espaços reservados para o brincar, a acessibilidade e a mobilidade são temas muito importantes para RNPI. Além disso, temos o desafio de nos organizarmos definitivamente no formato e padrão de uma rede social, uma articulação não hierárquica e horizontal, voltada para os seus membros e para todo o universo de trocas que possam ser feitas em um espaço como este. Além disso, estamos empenhados em retomar as nossas oficinas de comunicação em rede e por isto a participação da RNPI neste evento foi tão marcante. Gustavo Amora participou de diversas oficinas, palestras e pode constatar que a RNPI está no caminho certo ao tentar aprofundar em seus parceiros conhecimentos sobre trabalho em rede, ferramentas de comunicação em Rede e interatividade.

A nossa proposta é replicar tudo que foi aprendido aqui nestes dias para os demais membros da Rede. Vamos dar continuidade as nossas oficinas de comunicação em Rede e disponibilizar livros, slides e apresentações por meio do nosso site. Definitivamente este evento foi um marco para a RNPI e para o modo como nós estamos planejando a comunicação e a interatividade dos parceiros. -

Principais Palestrantes:
Augusto de Franco – Brasil
Jordi Borja - Espanha
Pierre Lévy – Canadá
Steven Johnson – EUA
Clay Shirky – EUA
Mitsuru Senda - Japão

Novidade: Estamos em fase de elaboração do nosso novo website, a proposta é que ele seja uma ferramenta mais versátil, de conteúdos colaborativos e que possa dinamizar as atividades da RNPI. Em breve teremos novidades.

Para saber mais sobre o evento: www.cici2010.com.br
Para assistir as apresentações: http://ow.ly/1k8GN

Nenhum comentário:

Postar um comentário