sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Votuporanga lança programa de atenção a crianças

*A matéria abaixo foi publicada no site Regiaonordeste.com no dia 15.02.2009. Para acessar o conteúdo no endereço orginial (e a foto copiada abaixo), clique aqui.

Votuporanga já tem a data marcada do lançamento do programa de Desenvolvimento Infantil criado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV). A cidade foi selecionada com outras cinco do Estado de São Paulo, para receber o programa que prevê atenção especial a crianças de 0 a 3 anos. O trabalho será desenvolvido em parceria com a Prefeitura e Unifev. O convênio será formalizado numa cerimônia marcada para o dia 22 de fevereiro no Votuporanga Clube.

O lançamento do programa contará com a presença de representantes da Fundação e das secretarias municipais envolvidas, entre elas a Educação, Cultura e Turismo, Saúde e Assistência Social. O neurologista infantil, coordenador técnico do programa de Desenvolvimento Infantil, Saul Cypel, confirmou presença e fará uma explanação sobre o projeto.

A Secretária da Educação, Cultura e Turismo, Luzia Zirundi, conta que “o convênio tem o objetivo de desenvolver um projeto de formação de recursos humanos, articulação de pessoas e entidades, mobilização da sociedade e disseminação de informações e conhecimentos para implementação e intervenções que visam melhorar a qualidade dos serviços prestados para a promoção do desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos”.

A FMCSV é uma fundação familiar criada em 1965. Nos últimos anos adotou como principal foco de atuação o investimento na área de desenvolvimento infantil, com especial interesse na disseminação de conhecimentos, seguindo o tema “Gerar e disseminar conhecimento para o desenvolvimento integral da criança”.

O programa
A Fundação pretende investir recursos na cidade e transmitir conhecimentos a profissionais das áreas de educação, social e saúde para melhorar a qualidade dos serviços prestados e o atendimento a crianças de 0 a 3 anos de idade, considerada a fase da primeira infância. As propostas de intervenção abrangem o pré-natal, parto, puerpério e criança de 0 a 3 anos. Estudiosos afirmam que os cuidados a crianças nesta fase exercem impactos significativos na vida adulta.

A implantação do projeto em Votuporanga teve início em 2009 com encontros entre a equipe envolvida e a Fundação. Em dezembro, representantes da Fundação estiveram na cidade realizando o “Marco Zero”, etapa em que avaliam o trabalho dos profissionais com crianças de 0 a 3 anos nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Logo após a formalização da assinatura do convênio, o município começa as capacitações de multiplicadores em nove módulos ao longo do ano de 2010. As equipes serão indicadas pelas secretarias. Após as capacitações, os grupos já implantarão as medidas em suas áreas de atuação, visando melhorar o atendimento às crianças e orientar famílias de todas as classes sobre a educação de seus filhos.


De 0 a 3 anos
A primeira infância é considerada por estudiosos do assunto o período em que a ocorre o crescimento máximo do sistema nervoso central (SNC), chamado de período crítico. Na fase intrauterina e nos três primeiros anos de vida, a criança desenvolve a locomoção e a capacidade intelectual e de comunicação, além de iniciar o processo de socialização. O desenvolvimento infantil é visto como a base de todo o desenvolvimento humano, portanto, as intervenções nesta fase são mais eficazes.

De acordo com a Fundação, há pouca consciência dos profissionais e familiares sobre os importantes problemas que são o atraso do desenvolvimento e a inexistência de estratégias para mudar o cenário de desatenção aos menores. “As mudanças na atitude e política de saúde pública deveriam ser agenda prioritária de instituições, possibilitando o desenvolvimento de programas mais amplos de acordo com as necessidades da população”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário