sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Avaliação e Meritocracia

*A matéria abaixo foi publicada no site Zero Hora. Para acessar o conteúdo no endereço orginial clique aqui.

O Brasil, que pretende ser a quinta economia mundial, começa finalmente a enfrentar um problema que há muito entrava seu crescimento: a deficiência educacional.

Para enfrentá-lo, no último ano do governo Lula, o ministro Fernando Haddad anuncia uma agenda com três pontos proritários: valorização do magistério, com avaliação dos professores e implementação de um sistema de meritocracia; melhora da qualidade do Ensino Médio e atenção a programas voltados à primeira infância.

Em entrevista recente ao jornal O Estado de S. Paulo, o titular da pasta de Educação ressaltou especialmente a importância de avaliar os professores e promovê-los por mérito. Ele defende a meritocracia como estratégia para valorizar o docente.

Hoje, a lógia de ascensão do professor, assim como de outros servidores, é o tempo de serviço e o acúmulo de cargos. No sistema colocado pelo ministro, os docentes, que teriam de receber incentivo e condições para se aprimorar, seriam avaliados de forma continuada, levando em consideração sua atuação em sala de aula, não apenas o resultado de uma prova, como já chegou a ser proposto. O conjunto de avaliação redundaria, então, na promoção pelos resultados. Pela proposta ministerial, o estágio probatório, hoje um processo meramente formal, passará a ser cumprido à risca, com um balanço de desempenho do docente ao final de um determinado período, conforme prevê um dos termos do movimento Todos pela Educação.

A avaliação e o sistema de promoção ou remuneração por mérito, já implantados em alguns estados, ainda enfrentam resistências por parcelas do magistério. Mas são instrumentos modernos inquestionáveis, que já provaram sua eficiência em setores da iniciativa privada. Cabe às autoridades educacionais, portanto, abrir um debate com as categorias profissionais diretamente interessadas, para que o avanço se estabelece de comum acordo e com benefícios para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário