terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Avanço tecnológico ajudou crianças e adolescentes a consumirem mais mídia

*Texto enviado por Tamara Gonçalves. Confira no blog Crianças e Mídia.

Avanço tecnológico ajudou crianças e adolescentes a consumirem mais mídia Os avanços tecnológicos nos últimos 5 anos criaram condições para que crianças e jovens passem mais tempo consumindo mídia. É o que diz uma pesquisa divulgada nos EUA esta semana pela Kaiser Family Foundation. O consumo diário de mídia, entre crianças e jovens de 8 a 18 anos, é de 7 horas e 38 minutos em média. Equivale a 53 horas por semana. Em relaçao a 2004, quando a pesquisa foi feita pela última vez, houve aumento de 1 hora e 17 minutos por dia. Smartphones, iPods, videogames portáteis e outros gadgets são, em parte, responsáveis por esse crescimento. Veja abaixo o que a pesquisa apurou :

  • O percentual de crianças e adolescentes com celular passou de 39% em 2004 para 66% em 2009. Os jovens passam 49 minutos por dia usando o celular para ouvir música, jogar ou ver TV. O celular é usado por 33 minutos por dia para falar com amigos e outras pessoas.

  • A posse de iPods e outros players de MP3 subiu de 18% para 76% entre as crianças.

  • A TV ainda é o meio que domina - o consumo é de 4 horas e 29 minutos por dia. São 38 minutos a mais do que há 5 anos.

  • 59% dos entrevistados disseram que seu consumo diário de TV envolve estar diante de um televisor tradicional assistindo à programação no momento em que ela é transmitida pelas emissoras. Mas 41% responderam que também vêem programas através de DVRs, vêem conteúdo de TV na internet, assistem a DVDs e vêem vídeos em aparelhos móveis.

  • A multitarefa é um fenômeno que permite às crianças e jovens condensar o consumo de mídia - as 7 horas e 38 minutos diárias de mídia equivalem, na verdade, a 10 horas e 45 minutos porque mais de um meio é utilizado simultaneamente.

  • Além da TV, também são populares entre as crianças a música (2 horas e 31 minutos diários), o computador (1 hora e 29 minutos) e os videogames (1 hora e 13 minutos). Por outro lado, a mídia impressa é consumida por apenas 38 minutos por dia.

  • Quando estão online, os jovens passam 22 minutos em média por dia em sites de rede social. 74% dos pré-adolescentes informaram já ter criado seus perfis em sites de rede social. Na internet, a garotada também passa um bom tempo jogando (17 minutos em media por dia) ou visitando sites de video (15 minutos/dia em média).
Publicado por:
Blog Crianças&Mídia
Link: http://criancasemidia.blogspot.com
Em 22/1/2010

Enviado por:
Tamara Gonçalves
Projeto Criança e Consumo - Instituto Alana
Tel: +55 11 3472-1608
tamara@alana.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário