quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Oficina A Comunicação como Estratégia de Trabalho em Rede — Saiba como foi

Aconteceu na última quinta-feira, dia 10/09, a aguardada Oficina A Comunicação como Estratégia de Trabalho em Rede. O evento contou com a participação dos seguintes membros da Rede: Vera Melis (UNESCO); Ivan Mello e Fábio Andravi (Instituto ZeroASeis); Marilena e Rayssa Winnie (IPA-Brasil); Pedro Telles (Instituto Alana); Giovana (Aliança pela Infância); Tatiana Akabani (IDIS); Amélia (Fundaçào Abrinq); Samir, Lilian e Gustavo, (Secretaria Executiva); Maria Aparecida (OMEP Brasil); Pedro Teles (Instituto Alana); Priscila Fernandes (IC&A) e Maria Aparecida (OMEP Brasil).

Seguindo o objetivo de inovação e apresentação de novas tecnologias, o evento foi transmitido em tempo real por meio do site JustinTV, uma das ferramentas citadas pelo palestrante Érico Andrei que falou sobre uma série de programas e instrumentos do ambiente Web 2.0 passíveis de serem aproveitados pela Rede na expansão e consolidação do processo de construção colaborativa.

A oficina contou ainda com o debate promovido e mediado por Ciça Lessa (Secretária Executiva da Rede ANDI) a respeito das possibilidades e necessidades relativas à comunicação interna da Rede Nacional Primeira Infância. Alguns dos aspectos destacados nesta conversa foram: a necessidade da definição clara tanto do público quanto do tema no uso das ferramentas de comunicação; a importância do foco na missão da Rede, de forma que os trabalhos não se tornem um fim em si; a observação de algumas iniciativas pelos direitos da criança de uma perspectiva póstuma, visando remediar e punir desvios, dando menos atenção à prevenção desses danos; e outros pontos relevantes na promoção da primeira infância bem como no trabalho em rede.

A Secretaria Executiva reitera aqui, o agradecimento pela presença e pelas contribuições dos participantes, em especial à Ciça Lessa e ao palestrante Érico Andrei pelo planejamento e pela execução das atividades construtivas, a Ivan Mello pelo apoio logístico na organização do evento, à Marilena e à Leatrice por disponibilizarem o espaço e nos receberem de forma tão acolhedora.

Avaliamos, agora, a possibilidade de replicar a atividade para outras localidades.

Contamos, assim, com a ajuda dos participantes do último evento para efetuarem sua avaliação, disponível aqui, para que possamos aprimorar a oficina e, assim, as possibilidades de comunicação da nossa Rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário