quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Políticas e Práticas de Atendimento à Primeira Infância: Lições da Experiência Internacional

João Batista Araujo e Oliveira
(professor, presidente do Instituto Alfa e Beto)


RESUMO: Neste artigo, o autor tece algumas considerações sobre as ações e políticas voltadas à primeira infância desenvolvidas por diferentes países, em especial os países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico – OCDE, e apresentadas pelos conferencistas participantes do terceiro Seminário Internacional sobre Educação Infantil, do Ciclo Educação no século XXI: modelos de sucesso. Ressalta a importância do enfoque ecológico, apontado por James Garbarino. Aborda o papel das creches para a educação infantil e reforça que a qualidade do atendimento à criança se expressa, tipicamente, por um indicador denominado “qualidade da interação”.


1. A importância de políticas públicas para a primeira infância
1.1 Razões para políticas públicas
1.2 Como intervir: o enfoque ecológico

2. Políticas públicas para a primeira infância
2.1 Políticas compensatórias e políticas de proteção ao emprego
2.2 Assistência social e visitas domiciliares
2.3 Creches

Apresentamos, aqui no Blog, somente o resumo e os tópicos do artigo. Para baixá-lo na íntegra, visite a página de artigos do site da Rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário