“Uma andorinha só não faz verão” já diziam algumas avós. Um exemplo muito significativo do impacto desse ditado foi a mobilização de diversas instituições, ao longo das últimas semanas, na luta, liderada pelo Instituto Alana, pela aprovação do PL 5921. (veja a lista de quem já aderiu, clicando aqui).
Em geral, ao falarmos das grandes conquistas da sociedade civil, damos bastante foco à participação, ao ponto de vista do resultado, do todo que se forma, quando as partes se unem. Mas gostaríamos, agora, de estimular a reflexão do “outro lado”, não desconexo do primeiro, o lado do pertencimento.
Segundo o Dicionário de Direitos Humanos da ESMPU (Escola Superior do Ministério Público da União), encontramos a seguinte observação sobre este tema:
“A sensação de “pertencimento” significa que precisamos nos sentir como pertencentes a tal lugar e ao mesmo tempo sentir que esse tal lugar nos pertence, e que assim acreditamos que podemos interferir e, mais do que tudo, que vale a pena interferir na rotina e nos rumos desse tal lugar.”
Consideremos o mencionado ‘lugar’ algo mais abastrato e amplo, como as nossas concepções e valores. O que se destaca, neste contexto, é a disposição de participar que o pertencimento cria. A satisfação adquirida no “dar as mãos”, antes mesmo de se saber o resultado da luta, no compartilhar um lugar, uma visão, um mesmo ideal para todos nós.
Seguimos, assim, a nossa articulação pela conquista da proibição da publicidade dirigida à infância, satisfeit@s por pertencermos, por sermos parte de toda manifestação que valorize nossas crianças.
imagem retirada do site Adnews.
Relembrando...
O Projeto de Lei 5.921, que propõe a proibição de publicidade infantil teve sua votação na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (da Câmara) adiada pela segunda vez, porque os integrantes da comissão não entram em acordo para uma composição que apóie um texto alternativo ao PL original.
O Instituto Alana vem promovendo, com apoio de diversas organizações um manifesto de apoio à regulamentaçao publicitária.
Atenção!!
Nova data da votação do Projeto de Lei 5921/08
Dia 5 de outubro de 2009, quarta-feira, das10:00 às 12:00
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio
Câmara dos Deputados—Plenário 05
Nenhum comentário:
Postar um comentário