terça-feira, 6 de outubro de 2009

Eu pertenço, Tu pertences, El@ pertence

“Uma andorinha só não faz verão” já diziam algumas avós. Um exemplo muito significativo do impacto desse ditado foi a mobilização de diversas instituições, ao longo das últimas semanas, na luta, liderada pelo Instituto Alana, pela aprovação do PL 5921. (veja a lista de quem já aderiu, clicando aqui).

Em geral, ao falarmos das grandes conquistas da sociedade civil, damos bastante foco à participação, ao ponto de vista do resultado, do todo que se forma, quando as partes se unem. Mas gostaríamos, agora, de estimular a reflexão do “outro lado”, não desconexo do primeiro, o lado do pertencimento.

Segundo o Dicionário de Direitos Humanos da ESMPU (Escola Superior do Ministério Público da União), encontramos a seguinte observação sobre este tema:

“A sensação de “pertencimento” significa que precisamos nos sentir como pertencentes a tal lugar e ao mesmo tempo sentir que esse tal lugar nos pertence, e que assim acreditamos que podemos interferir e, mais do que tudo, que vale a pena interferir na rotina e nos rumos desse tal lugar.”

Consideremos o mencionado ‘lugar’ algo mais abastrato e amplo, como as nossas concepções e valores. O que se destaca, neste contexto, é a disposição de participar que o pertencimento cria. A satisfação adquirida no “dar as mãos”, antes mesmo de se saber o resultado da luta, no compartilhar um lugar, uma visão, um mesmo ideal para todos nós.

Seguimos, assim, a nossa articulação pela conquista da proibição da publicidade dirigida à infância, satisfeit@s por pertencermos, por sermos parte de toda manifestação que valorize nossas crianças.

imagem retirada do site Adnews.


Relembrando...

O Projeto de Lei 5.921, que propõe a proibição de publicidade infantil teve sua votação na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (da Câmara) adiada pela segunda vez, porque os integrantes da comissão não entram em acordo para uma composição que apóie um texto alternativo ao PL original.

O Instituto Alana vem promovendo, com apoio de diversas organizações um manifesto de apoio à regulamentaçao publicitária. Mais informações no site www.criancaeconsumo.org.br.



Atenção!!

Nova data da votação do Projeto de Lei 5921/08

Dia 5 de outubro de 2009, quarta-feira, das10:00 às 12:00

Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio

Câmara dos Deputados—Plenário 05


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