terça-feira, 6 de outubro de 2009

O Dia da Criança vem aí

Você sabia que o dia 12 de outubro é uma data especificamente brasileira para a comemoração do dia das Crianças? Por outro lado, diversos outros países celebram o mesmo tema e diversos dias diferentes havendo, até mesmo, uma data convencionada pela UNICEF (dia 20 de novembro)? Sabia, também, que no nosso caso o dia foi criado por Decreto há 85 anos?

Uma fonte muito interessante com mais detalhes sobre estas perguntas é o Boletim Informativo “Quem quer brincar?” da UFGRS. Alguns dos pontos destacados nesse texto são a origem da enfâse na associação entre criança e brinquedo que o Dia brasileiro adquiriu e a contradição (à primeira vista) que se pode apontar entre esse perfil de comemoração e as diversas ameaças e desafios que a infância enfrenta atualmente.

Como bem apontado por Tânia Fortuna no boletim, as datas comemorativas podem contribuir para chamar a atenção para o tema de que tratam. No caso de nossas crianças, cabe a nós, portanto, tomar parte na celebração deste dia, tendo em mente as conquistas alcançadas e fazendo bom uso da oportunidade de mobilização frente aos desafios ainda presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário