Reproduzimos, aqui, a mensagem enviada por Padre Alfredo da Instituição Beneficente Conceição Macedo. Essa é uma luta comum a todos nós. Luta contra a doença mas, mais ainda, luta contra o preconceito e desinformação.
Prezad@s,
A luta contra a AIDS é tarefa de todos e todas nós.
A Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), vem desde 1989 fazendo a sua parte: na casa VIDA a IBCM acolhe 70 crianças (de 02 a 14 anos) que convivem com o HIV-AIDS, assistindo-as integralmente. Garantindo a adesão ao tratamento, criamos para essas crianças, maiores possibilidades e uma real ampliação da expectativa de vida, bem como uma adequada inserção social.
Quinze famílias com HIV-AIDS que antes moravam nas ruas, são totalmente assistidas hoje pela IBCM, que assiste ainda outras 250 famílias e reúne mensalmente 150 mulheres positivas.
Nas ruas a IBCM faz abordagem de profissionais do sexo e de crianças e adolescentes em situação de rua, sempre em vista da redução da vulnerabilidade.
A IBCM desenvolve também, há nove anos, um programa de inserção adequada de adolescentes e jovens com menos oportunidades, no mundo do trabalho (Projeto Adolescente Aprendiz).
1 de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS. A escolha seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.
O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS. Seu projeto foi criado em 1991 pelo Visual AIDS, grupo de profissionais de arte, de Nova York, que queria homenagear amigos e colegas mortos em decorrência da AIDS.
O Visual AIDS tem como objetivos conscientizar as pessoas para a transmissão do vírus, divulgar as necessidades dos que vivem com o HIV/AIDS e angariar fundos para promover prestação de serviços e pesquisas.
O adereço foi escolhido pela sua associação ao sangue e à idéia de paixão e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo. O símbolo foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991.
O laço se tornou símbolo popular entre as celebridades nas cerimônias de entrega de prêmios e virou moda. A possibilidade de se tornar apenas um instrumento de marketing preocupou ativistas que temiam que a popularidade levasse a perda de força, do seu significado. Mas, ao contrário disso, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a AIDS, reforçando a necessidade de ações, pesquisas e, principalmente, de solidariedade aos que convivem com o HIV/AIDS.
Para o Dia Mundial de Luta contra a AIDS 2009 a IBCM preparou 10.000 laços vermelhos e os quer disponibilizar para Instituições parceira que queriam expressar sua solidariedade em modo visível, sugerindo ao seu quadro de funcionários e funcionárias que usem o laço vermelho de Luta contra a AIDS no dia 1 de dezembro de 2009.
Atenciosamente,
Padre Alfredo Dorea
IBCM – Instituição Beneficente Conceição Macêdo
Tel.: (71) 3276-0026 / 3356-6034 / 8821-0048 Fax: (71) 3356-1075
E-mail: padrealfredo@gmail.com
Doações:
Favorecido: Instituição Beneficente Conceição Macedo
Banco: Bradesco
Agência: 3072-4
C/C: 69077-5
CNPJ: 00.584.568/0001-05
Nenhum comentário:
Postar um comentário