segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Semana de Valorização da Infância e Cultura de Paz — Abertura

Vital Didonet fez a palestra de abertura da parte técnica da Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura de Paz, no Senado Federal. A Assembléia da RNPI foi interrompida para que todos pudessem participar da sessão. Para situar os participantes no contexto político e técnico do evento, Didonet fez uma retrospectiva do Seminário e da 1ª Semana, realizados respectivamente em 2007 e 2008, e registrou o avanço que esta 2ª Semana representa. Ela já foi organizada pela Comissão permanente, criada por Portaria da Presidência do Senado Federal, o que assegura continuidade e aprofundamento dos estudos e debates sobre infância e cultura de paz.

O professor Vital Didonet expôs a visão que iluminou e orientou a escolha dos temas da Semana: um olhar atento para as crianças reais deste País diverso, ou seja, para as individualidades das crianças brasileiras e suas histórias de vida, biografias e relações sócio-culturais que expressam a diversidade como riqueza.

Concluiu dizendo que “uma Semana de Valorização da Primeira Infância nesta Casa em que a política acolhe a diversidade de visões e proposições sobre todos os temas relevantes do País, vale recordar o verso do poeta Thiago de Mello: “... porque é de infância, Leonardo, que o mundo tem precisão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário