segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Assembléia da Rede Nacional Primeira Infância— um Sucesso!


A última semana de outubro na capital do país foi marcada pela temática da primeira infância. Representantes de organizações de todo o país estiveram reunidos em Brasília para a Assembléia da Rede Nacional Primeira Infância e para a Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura de Paz. Educadores, profissionais de saúde, mobilizadores sociais, cuidadores e estudiosos da temática vieram representar suas organizações na Assembléia da Rede e participar das diversas atividades promovidas pela Semana de Valorização promovida pela recém criada Comissão Permanente para Assuntos de Primeira Infância do Senado Federal. Mais de quarenta pessoas de vários estados do país compareceram a Assembléia da Rede para discutir, dentre outros assuntos, um plano de trabalho para 2010, a estratégia de apresentação e disseminação do Plano Nacional Pela Primeira Infância no país e para influenciar em políticas públicas (advocacy) a favor da Primeira Infância. Além disso, a RNPI elegeu o grupo gestor que vai atuar juntamente com a Secretaria Executiva na tomada de decisões e implementação das ações da Rede.

Após uma rodada de apresentação de todos os presentes, os seguintes parceiros tiveram a oportunidade de fazer uma apresentação sobre seus projetos atuais:

Angélica Goulart (Fundação Xuxa Meneghel) – Angélica apresentou a Rede Não Bata, Eduque, que possui campanha contra o castigo físico, sobre o qual ela expos os motivos de sua criação – impedir a prática banalizada da violência, que transmite e perpetua para a criança a agressão como meio mais plausível para resolução de problemas e educação das crianças – e o projeto de lei cuja intenção é tornar passível de punição os responsáveis que agridem fisicamente crianças.

Márcia Barr – Falou sobre Comissão sobre Primeira Infância criada pelo Senado Federal e suas respectivas atividades, como a proposta de realizar a Semana de Valorização da Infância e Cultura de Paz e a criação de fóruns para debater a violência contra a criança, assim como a criação de medidas para atenuar esse tipo de prática. Segundo Márcia, o objetivo da Comissão é “ser um organismo vivo que funcione sempre para apoiar a organização da Primeira Infância”.

Renato Kajita (Pastoral da Criança) – Renato apresentou o trabalho realizado pela Pastoral com Dados do Censo 2010, em parceria com o IBGE e a UFPel/ geoprocessamento. Explicou que, trabalhando dessa forma, a Pastoral tem sido bem mais eficiente em determinar quais comunidades precisam de ajuda e quais são as necessidades mais urgentes. A ajuda prestada pela Pastoral vai desde a articulação de políticas públicas à construção de creches.

Luzia Torres (Instituto da Infância) – A Criação da Rede Estadual de Primeira Infância no Ceará foi o tema de Luzia. Ela nos explicou que a Rede faz o trabalho de articular organizações governamentais e da sociedade civil para fomentar a elaboração, implementação e execução de projetos voltados a Primeira Infância, assim com de discutir o Plano Nacional.

Viviane da Silva (Rede Marista de Solidariedade) – Viviane apresentou o trabalho social da Rede Marista, formado pelos Irmãos e colaboradores Maristas em conjunto com a comunidade, em parceria com instituições da sociedade civil e poder público. A Rede atua em serviços e programas, projetos sociais desenvolvidos em centros sociais, colégios, universidade, hospitais, centro de comunicação e editora. Conta também com 29 centros sociais e 1 centro de defesa (Curitiba), 500 colaboradores e 9.400 crianças, adolescentes, jovens e famílias. Possui oficina de monitoramento dos direitos da criança e do adolescente, articulação em fóruns e redes. O objetivo é consolidar uma proposta institucional centrada na defesa das crianças e jovens, comprometida com a valorização das pessoas.

Luiza Batista (Criança Segura) – A Coordenadora do Criança Segura apresentou dados alarmantes sobre os tipos de acidentes que nossas crianças estão sofrendo, bem como as conseqüências das seqüelas deixadas por estes acidentes, que afetarão suas vidas social e profissional. Apresentando os fatores que naturalmente levam as crianças a correrem maiores riscos, Luiza também nos ensinou a maneira de prevenir ou pelo menos, amenizar esses riscos.

Para acessar outras fotos da Assembléia, clique aqui.

Apresentação da Equipe e Projetos
As atividades continuaram com um histórico sobre a formação da equipe da Secretaria Executiva, apresentações dos seus novos membros, Lilian Moraes e Samir Mendes, e das atividades realizadas de fevereiro a outubro de 2009 – a construção do blog da Rede, folder e boletim interno.

A jornalista Ciça Lessa, da Rede ANDI Brasil, apresentou uma proposta de plano de comunicação para a Rede. O objetivo deste plano é fomentar a elaboração, o aprimoramento e integração das políticas nacionais para as crianças até seis anos de idade, monitorando e avaliando sua implementação, assim como o de consolidar e disseminar informações e referências sobre as temáticas desta faixa etária, bem como organizar ações de mobilização social e políticas para a realização de suas propostas.

Para isso a Rede contará com um boletim de notícias, contendo uma cobertura midiática sobre a primeira infância. Além disso, haverá comentários, contextualização, crítica, contribuição, outras visões; replicação de Oficinas de Comunicação como Estratégia para a Rede – 1ª feita em São Paulo, outras 3 em negociação; site interativo e colaborativo; um Portal RNPI - áreas temáticas (construção coletiva, compartilhamento conhecimentos); área membros – redes abertas; área para grupos temáticos/redes regionais, estaduais, municipais – divulgação de modelos; boletim + comentários; entre outras ferramentas.

Projetos e Parcerias

Vital Didonet, coordenador da secretaria executiva da RNPI, apresentou os projetos e parcerias que a Rede vem estabelecendo ao longo do último ano. Podemos citar os financiamentos da Fundação Van Leer e as parcerias com o Instituto C&A, Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), e com a World Forum Association por meio do projeto Global Leaders que Maria Thereza Marcílio, Gustavo Amora e Vera Melis fazem parte.

Vital frisou que estamos desenvolvendo o conceito de apoio financeiro associado ao de parceria, pelo qual a instituição financiadora participa tecnicamente das ações.

No segundo dia foi apresentada uma sugestão de cronograma de conclusão da elaboração e publicação do Plano Nacional pela Primeira Infância assim como várias sugestões para seu lançamento; elegeu-se o Grupo Gestor, constituído de doze organizações membro (ABEBÊ, Aliança pela Infância, AELTC, CECIP, IC&A, IFAN, IPA Brasil, Instituto Zero a Seis , OMEP, PIM, Pródiabéticos, UNDIME) e três suplentes (Rede de Educação Infantil Comunitária do Rio de Janeiro, Berço da Cidadania, Monte Azul) e debateu-se o tema da expansão da Rede. Sobre esse tema, foi sugerido que o Grupo Gestor elabore critérios para a expansão levando em conta, entre outros, a representatividade regional, cultural, étnica e dos diferentes direitos da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário