segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Congresso em Uberaba — Primeira Infância, Valores Humanos e Cultura de Paz

Entre os dias 3 e 8 de novembro, a Rede Nacional Primeira Infância esteve representada pelo Secretario Executivo, Gustavo Amora, no I Congresso Brasileiro da Primeira Infância e I Semana Estadual de Valores Humanos e Cultura da Paz realizados em Uberaba – MG. O objetivo do evento era discutir a importância, as implicações e as políticas públicas para a primeira infância, sensibilizando e despertando a consciência das pessoas sobre a atenção e a valorização sobre o período até os seis anos de idade. O idealizador e organizador do evento é o Presidente da Câmara de Vereadores de Uberaba, Lourival dos Santos, idealizador do Instituto de Vivência em Valores Humanos Para um Mundo Melhor, organização que trabalha com capacitação e conscientização de mães, cuidadores e educadores que lidam com a primeira infância. Nos últimos anos o Instituto ofereceu suporte a milhares de crianças e mães, a partir da vivencia em valores humanos, e promovendo a cultura de paz.

O Congresso contou com a participação de várias pessoas e representantes de organizações ligadas a Rede. Lisle Lucena apresentou a recém criada Comissão Permanente de Primeira Infância do Senado Federal e falou sobre a importância do Congresso para fortalecer a temática da primeira infância a nível estadual e municipal. Gustavo Amora, proferiu uma palestra magna de abertura do evento onde apresentou estratégias de como influenciar politicamente (advocacy) em prol da primeira infância a nível municipal e estadual, uma fala voltada para os empreendedores sociais locais, como cuidadores, profissionais de educação, saúde e políticos locais. O Dr. Laurista Corrêa Filho, Pediatra e Neonatologista, especialista da saúde da Mulher e da Criança, fez uma palestra sobre Neurociência nas questões da primeira infância.

O evento foi encerrado com uma passeata cultural, que contou com a participação das crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil. Na ocasião, foi entregue ao “bebê prefeito”, ou seja, a primeira criança nascida na cidade antes do evento, a chave simbólica da cidade.

* Foto de Lourival dos Santos (fotógrafo Pedro Leão)

Um comentário:

  1. moro em sacramento mg, participei deste evento estou até hoje imprecionada com tudo o que aprendi e a oportunidade de esta em um hambiente deste, MARAVILHOSO. gostaria de trabalhar nesta area na minha cidade .LORIVAL e um espetaculo o trabalho dele é divino.

    ResponderExcluir