segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Apresentação do Plano Nacional pela Primeira Infância

O programa da Semana de Valorização da Infância e Cultura de Paz incluiu a apresentação do Plano Nacional Pela Primeira Infância. Realizada no auditório Petrônio Portella, a mesa de apresentação do plano estava formada por Vital Didonet (secretaria executiva da RNPI), Maria de Lourdes Magalhães (CONANDA), Monica Mumme (CECIP), Adelaide Jóia (Fundo do Milênio) e Gustavo Amora (secretaria executiva da RNPI), que cumpriu a função de moderador.

Vital Didonet iniciou relatando a formação da Rede Nacional Primeira Infância, sua composição e finalidades. Contou que uma das ações é a construção de um Plano Nacional pela Primeira Infância, como contribuição para o Governo atender os direitos da criança de até seis anos de idade. Citou os princípios,diretrizes e características do Plano e a forma com vem sendo construído.

Maria de Lourdes Magalhães expressou a alegria de estar participando desta Mesa, representando do CONANDA, que é membro da Rede Nacional Primeira Infância e que tem a função institucional de propor a política nacional sobre a criança e o adolescente. Nesse contexto, articulou a elaboração do Plano Nacional pela Primeira Infância com as ações daquela Conselho, especialmente do que decorrerá da 8ª Conferência Nacional sobre os direitos da criança e do adolescente. Mônica Mumme caracterizou o conceito de criança que o Plano defende, criança cidadã, sujeito de direitos, singular e diverso na pluralidade cultural, geográfica e social brasileira. Adelaide Jóia expôs o conteúdo das áreas finalísticas do Plano, ou seja, os diferentes capítulos e suas abordagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário