quarta-feira, 14 de abril de 2010

SUS inclui mais vacinas no calendário infantil

* Matéria do site Guia do Bebê, enviada por Marilda Duarte. Confira na página original, aqui.

O Ministério da Saúde incluiu mais duas vacinas no calendário básico de vacinação infantil, oferecidas gratuitamente à população, conforme estabelece o Sistema Único de Saúde (SUS).

As vacinas são a pneumocócica 10-valente e a anti-meningococo C. Essas vacinas já fazem parte do calendário de vacinação infantil da rede privada.

A vacina pneumocócica 10-valente já está disponível desde o início do março de 2010. A anti-meningococo será oferecida em agosto de 2010. No primeiro ano após a implementação dessas vacinas todas as crianças menores de dois anos poderão ser imunizadas.

Já em 2011 as vacinas farão parte do calendário de vacinação específico para crianças menores de um ano.

O esquema será dessa forma:

Pneumocócica 10-valente
Crianças menores de 1 ano.
Esquema Vacinal: serão ministradas 3 doses (dois, quatro e seis meses) + 1 reforço no primeiro ano de vida da criança (15 meses)

Meningocócica C
Crianças menores de 1 ano.
Esquema Vacinal: serão ministradas 2 doses (três e cinco meses) + 1 reforço no primeiro ano de vida da criança (15 meses)

Lembrando que a vacina pneumocócica 10-valente protege as crianças de bactérias tipo pneumococo, que causam doenças graves, entre elas meningite, pneumonia, otite média aguda, sinusite e bacteremia.

A vacina meningocócica C protege as crianças da bactéria meningocóco C, que causa mais meningite em crianças de até 4 anos. Esse tipo de meningite tem alto índice de morte e pode trazer seqüelas, tais como a perda auditiva, retardo mental, paraplegia e tetraplegia.

Segundo o governo, após cinco anos da implementação dos novos programas de vacinação, em 2015, a previsão é que sejam evitadas 45 mil internações por pneumonia por ano no país. Com essa diminuição, a mortalidade infantil também se reduzirá, já que são doenças de grande incidência na população infantil.

Por isso, mamãe e papai precisam ficar atentos no calendário de vacinação de seu filho e não se esqueçam de levá-lo aos postos nas datas marcadas. Assim, seu pequeno estará mais protegido.

Bruno Rodrigues

Enviado por:
Marilda Duarte
www.textoseideias.com.br
Celular 11 8259 9733

Nenhum comentário:

Postar um comentário