sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Boletim Especial de Fim de Ano

Enfim chegamos ao fim de 2009, satisfeitos com o que já construímos mas ainda ansiosos com o que falta fazer. Aproveitamos o momento inspirador para fazer uma retrospectiva do trabalho da Secretaria Executiva no último ano.

O Ano que Vai...
De janeiro para cá contamos com a entrada de diversos novos membros que fortaleceram nossa voz como rede. Agradecemos mais uma vez a todos, tanto pela disposição em unir suas forças às nossas, quanto pela acolhida por parte dos mais antigos.

Além do crescimento interno, a Rede também se tornou mais conhecida no cenário internacional. Seja pela participação “institucional” em eventos tais como a reunião preparatório (e o próprio encontro em si) do V Encuentro de la Red del Grupo Consultivo para la Primera Infancia, seja em função de contribuições individuais que levaram a Rede a ser conhecida em outros países a partir da representação no último World Forum.

Um ponto fundamental da gestão da Secretaria Executiva é a manutenção da sustentabilidade, tanto financeira quanto operacional da Rede. Para tanto contamos, no último ano, com parcerias fundamentais tais como as estabelecidas com a Fundação Bernard van Leer (ainda na gestão Promundo e, agora, expandida para o próximo ano) e com o IC&A. Vale lembrar que estas parcerias partem do princípio de cooperação mais genérica, não apenas do aporte de valores com a simples prestaçào de contas ao fim dos gastos.

A menina dos olhos de nosso trabalho no último ano foi o Plano Nacional Primeira Infância. Este projeto se destaca não só por tudo que o plano representa em termos de conquista para a Primeira Infância brasileira mas, especialmente, pelo empenho de todos envolvidos em sua elaboração, bem como pela abordagem democrática concretizada especialmente nas Consultas Públicas realizadas (com especial ênfase na consulta à crianças realizada em parceria com o Ato Cidadão e o IC&A).

Outro conjunto de ações significativas foram as mudanças efetivadas tendo em vista a ampliação da capacidade e da qualidade da comunicação intra rede. Neste contexto tivemos a elaboração de um boletim interno, o “Notícias da Rede”, que semanalmente divulga ações da Secretaria Executiva, além de informações relevantes sobre e para as orhanizações que compõem a rede. Uma segunda ferramenta criada este ano foi o blog da RNPI, com o qual procuramos estimular o debate a partir das notas divulgadas sobre eventos, artigos, notícias. A terceira ação consistiu na oficina de comunicação realizada em São Paulo, com a parceria da Rede ANDI. Esta oficina foi montada para que se pudesse discutir o conceito de trabalho em Rede, divulgando para os participantes diversas ferramentas de comunicação disponíveis atualmente na internet, de uso gratuito.

Por último, mas não menos importante, o ano de 2009 foi marcado por importantes mudanças na estrutura da RNPI. Em primeiro lugar foi montada uma equipe que cuida exclusivamente dos assuntos da Secretaria Executiva. Mais recentemente foi eleito o Grupo Gestor que, de acordo com o regimento interno, assumirá as definições estratégicas da rede cabendo à secretaria operacionalizá-las. Satisfeitos com os resultados de 2009, esperamos superar nossas atuação no ano que chega.

...O Ano que Vem
Algumas das ações antevistas para os próximos meses são: a continuação das melhorias na comunicação a partir da reformulação das ferramentas, como o site, e a criação de um portfolio impresso para utilizarmos na divulgação da rede; a replicação da oficina de comunicação em mais 3 estados; a expansão do número de membros rede, de acordo com critérios elaborados pelo Grupo Gestor para que comtemplemos maior representatividade geográfica e temática; a produção e a disponibilização de conhecimento a partir das ferramentas de comunicação existentes; a constante manutenção da sustentabilidade tanto a partir de novas parecerias como em função da renovação de acordos antigos; e, especialmente, o lançamento do Plano Nacional pela Primeira Infância e as ações decorrentes deste primeiro passo, como o monitoramento da tramitação do Plano e o incentivo e apoio à elaboração dos planos estaduais e municipais.


A equipe da Secretaria deseja a todos um novo ano iluminado, que traga consigo novos desafios mas que venha, também, recheado de conquistas! E que continuemos sempre unidos em nossa jornada!

Um abraço apertado,

Equipe da Secretaria Executiva da RNPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário